Blog da Kanesaki

Saiba quando trocar as pastilhas de freio do carro

Saiba quando trocar as pastilhas de freio do carro

Presente em duas ou quatro rodas, dependendo do veículo, as pastilhas estão na ponta do sistema de freio e são as principais responsáveis por seu carro parar com segurança. Mas você se sabe quando trocá-las e quais sinais indicam que a peça está gasta? Elas devem passar por constantes verificações para não falharem quando mais se precisa.

As pastilhas são responsáveis por fazer as rodas pararem devido ao contato com o disco de freio. A duração está diretamente ligada à forma de uso. Se for um carro que transita frequentemente dentro de cidades, onde é necessário frear constantemente em engarrafamentos, cruzamentos ou sinais fechados, elas serão gastas em menos tempo. A recomendação de fabricantes como é observar o que diz o manual do proprietário, mas sempre nas revisões é indicado que se avalie como está o sistema.

Algumas associações podem indicar ao condutor que as pastilhas precisam ser verificadas, por exemplo, quando o condutor percebe que o veículo está demorando mais para frear ou ter um sentimento que o pedal fica mais xoxo. Além disso, ruídos incomuns na hora da frenagem podem indicar um desgaste tão grande que a plaqueta do freio já pega no disco.

Nesse último caso, o desgaste na pastilha pode começar a afetar o próprio disco de freio, já que há um atrito entre as partes metálicas, podendo culminar em uma substituição dos discos. A troca do disco é necessária se a avaria for forte o suficiente para abrir sulcos muito profundos. Caso eles não sejam tão intensos, pode ser feita retificação, desde que não atinja a espessura mínima indicada pelo fabricante.

Na maioria dos veículos brasileiros só são encontradas pastilhas nas rodas dianteiras, que utilizam freio à disco, enquanto na traseira é usado o tambor. Mas mesmo nos carros que possuem disco nas quatro rodas o eixo da frente costuma ser mais utilizado na frenagem, já que o eixo traseiro costuma ser mais para a estabilização do veículo. Mas é importante lembrar que as montadoras costumam compensar isso ao instalar pastilhas menores nas rodas de trás, para que todas sejam trocadas ao mesmo tempo.

Para manter as pastilhas em boas condições e aumentar sua vida útil, algumas dicas podem ser seguidas. A primeira delas é usar peças indicadas pela montadora. Na hora de trocá-las, também é recomendado fazer a retificação dos discos de freio, para que as duas superfícies fiquem lisas, uma vez que se houverem sulcos, pode gerar problemas na pastilha nova. Freadas bruscas constantes podem diminuir a vida útil das peças.

O recomendando é verificar a situação das pastilhas a cada 10 mil quilômetros.

Notou algum barulho incomum em sua pastilha de freio? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco! Aqui na Kanesaki Indaiatuba você encontra profissionais altamente capacitados e infraestrutura completa para o seu veículo.

Kanesaki Centro Automotivo
A Kanesaki é um centro automotivo localizado na cidade de Indaiatuba e que atua no setor a mais de 35 anos, oferecendo serviços de extrema qualidade e confiança a seus parceiros e clientes.

Gostou deste post? Deixe seu comentário