Blog da Kanesaki

Problemas na vela de ignição podem afetar o motor

Problemas na vela de ignição podem afetar o motor

Pode parecer meio óbvio para quem tem alguma noção básica de mecânica, mas muita gente não sabe para que ser nem o que é uma vela. Vamos falar um pouco sobre essa peça extremamente importante.

A vela de ignição fica localizada no cabeçote do motor dos veículos. Sua principal função é conduzir a corrente elétrica gerada no transformador até a câmara de combustão, e transformá-la em centelha elétrica de alta tensão, o que dará início a combustão, ou seja, a queima da mistura ar/combustível.

Caso as velas não estejam em boas condições, elas podem provocar um aumento do consumo de combustível e das emissões de poluentes e o acúmulo de resíduos na câmara de combustão e também acelerar o desgaste das bobinas e do catalisador.

As velas de ignição do motor de um automóvel devem ser verificadas a cada 10 mil quilômetros. Já a substituição varia de acordo com as condições dos componentes e também conforme as recomendações da fabricante do veículo no manual do proprietário.

O seu mecânico de confiança deve checar ainda a situação dos cabos. Caso eles apresentem oxidação ou ressecamento, rachaduras e mau encaixe, devem ser substituídos imediatamente. Os cabos em más condições podem provocar queda de rendimento e falhas no motor e fuga de corrente.

Kanesaki Centro Automotivo
A Kanesaki é um centro automotivo localizado na cidade de Indaiatuba e que atua no setor a mais de 35 anos, oferecendo serviços de extrema qualidade e confiança a seus parceiros e clientes.

Gostou deste post? Deixe seu comentário