Blog da Kanesaki

Cuidados com o carro na chuva (e enchente)

Cuidados com o carro na chuva (e enchente)

O Verão é uma época de muitas chuvas, causadas pelo forte calor. Pode ser aquela chuva rápida ou uma tempestade longa, mas irá acontecer até março. É nessa época de chuvas que as cidades sofrem com os alagamentos. O ideal é não atravessar a água, para não correr nenhum risco. 

Se você realmente decidiu atravessar um alagamento com seu carro, o importante é manter a rotação do motor entre 1.500 e 2.000 rpm durante a travessia. Quando trocamos a marcha, temos como procedimento tirar o pé do acelerador e, assim, momentaneamente, a rotação passará a ser de marcha lenta. Isso pode não ser suficiente para que os gases do escapamento impeçam a entrada da água.

É claro que pode ocorrer um imprevisto à sua frente e você terá que mudar a marcha, para alterar a velocidade. Para isso, volte aos tempos em que você estava aprendendo a dirigir e acelerava mais do que precisava: faça a troca sem tirar o pé do acelerador.

Mas, lembre-se: nunca passe por um alagamento se a altura da água nos carros à frente superar a metade da roda. E, se o motor morrer durante a travessia, ou quando o carro estiver estacionado em meio a uma enxurrada,  jamais religue. Chame um guincho.

Câmbio automático

Se o carro tiver câmbio automático, coloque a alavanca na posição 1 e acelere até 2.000 rpm, nesta posição. Assim, o câmbio permanecerá na primeira marcha.

Quando se coloca na posição 2, o câmbio não ultrapassa a segunda marcha, porém, em função da velocidade, ele fica alternando entre a primeira e segunda, o que não ideal.

O importante é manter a aceleração.

Lâmpadas funcionando

As chuvas podem causar uma diminuição da iluminação, seja pelas nuvens escuras no céu ou por ser uma tempestade que acaba com a visibilidade. Se a chuva apertar o suficiente para acabar com toda a visão, as luzes vão evitar colisões. Verifique não só as lâmpadas dos faróis, como também das lanternas, setas e, se tiver, faróis e lanternas de neblina.

Nada de pneu careca

Quem já guiou um carro em chuva forte sabe como ele escorrega por causa da aquaplanagem. Se o pneu estiver careca, ou seja, sem os sulcos, as chances de perder contato com o chão é maior. Troque os pneus caso as ranhuras esteja muito rasas e, caso não estejam tão gastos, considere fazer o rodízio entre os pneus.

Freios em dia

Todo o sistema de freios deve ser verificado antes de viajar, ainda mais se estiver fazendo barulhos ao frear ou apresentar uma lentidão para reduzir a velocidade. Fique de olho em todo o conjunto, como discos, cilindros, fluídos e pastilhas.

Ventilação limpa

Basta chover para que os vidros comecem a embaçar, por culpa da diferença de temperatura externa e interna. O sistema de ventilação ajuda a resolver esse problema, principalmente com o uso de desembaçador. Garanta que ele esteja funcionando corretamente, com as entradas de ar limpas. Caso tenha ar-condicionado, faça também a limpeza do mesmo.


Kanesaki Centro Automotivo
A Kanesaki é um centro automotivo localizado na cidade de Indaiatuba e que atua no setor a mais de 35 anos, oferecendo serviços de extrema qualidade e confiança a seus parceiros e clientes.

Gostou deste post? Deixe seu comentário