Blog da Kanesaki

Quando devemos fazer a revisão do carro?

Quando devemos fazer a revisão do carro?
Uma dúvida muito comum de proprietários de veículos é quando fazer a revisão do carro. Em geral, recomenda-se uma revisão a cada seis meses ou um ano, ou a cada 10 mil quilômetros rodados com o veículo.

Alguns modelos específicos, no entanto, possuem regras diferenciadas, que devem constar no manual do carro. Por isso, uma das dicas mais importantes é conferir as especificidades do seu próprio carro, diretamente no manual.

Além do momento da revisão, há outras dúvidas importantes a respeito da revisão do carro. Confira:

Devo fazer a revisão do carro apenas na concessionária?
Quando há o fornecimento de garantia por parte da montadora, geralmente é obrigatório que o proprietário faça a revisão nas concessionárias autorizadas da marca para que ele não perca este benefício. Neste caso, é uma escolha fazer de acordo com as regras da fabricante e manter a garantia, ou deixar a revisão nas mãos de um mecânico de confiança, abrindo mão do período de garantia da marca.

Embora seja recomendado que o proprietário utilize os serviços especializados da concessionária, ele obviamente não é (e não pode ser) obrigado a recorrer apenas à oficina oficial da montadora em sua região. Após o período de garantia, o responsável pela revisão costuma ser uma escolha mais livre do proprietário do veículo.

A revisão do carro deve ser feita após a garantia?
Sim. A revisão do carro não apenas pode, como deve ser feita depois que o período de garantia tiver acabado. Em muitos casos, o fim da garantia permite que a revisão do carro possa ser feita por um mecânico de confiança do proprietário que esteja devidamente capacitado para lidar com aquele modelo.

Isso garante que a revisão saia mais barata do que quando é feita em uma concessionária, não havendo mais vínculos de contrato que sejam quebrados em relação à garantia. Isso torna a revisão ainda mais barata no processo de manutenção do veículo.

Devo fazer a revisão antes de grandes viagens?
Para fazer viagens longas, é importante que o carro esteja com a revisão em dia, com tudo devidamente conferido, pneus calibrados e em bom estado, óleo e água adequados. No entanto, muitos proprietários veículos possuem um hábito extremamente imprudente, que é realizar a revisão do carro no dia anterior à viagem.

Este hábito gera uma série de riscos potencialmente perigosos ou desconfortáveis, como:

  • Descobrir um problema no carro um dia antes da viagem, precisando cancelá-la para que o conserto seja realizado;
  • Encontrar um compromisso importante no dia anterior à viagem, fazendo com que a revisão seja desmarcada e o carro vá para a estrada sem nenhum cuidado prévio;
  • Para quem deixa para fazer revisões apenas antes de viajar, pode se passar um período muito longo entre as viagens, o que tira toda a funcionalidade da revisão.
Para evitar estes problemas, o ideal é que o proprietário leve o seu carro para receber a revisão periodicamente, de acordo com o indicado no manual, sempre seguindo o seu cronograma.

Fazer revisões recorrentes não encarece a manutenção do carro?
É verdade que nem toda revisão do carro é necessariamente barata. Em geral, quanto mais sofisticado ou complicado for o carro, mais cara é sua revisão. Por outro lado, a troca de peças e grandes consertos também são significativamente mais caros.

Ninguém duvida que a revisão seja um gasto incômodo para o dono do veículo, mas você possui sempre duas opções sobre como realizar a manutenção de seu carro: revisão periódica ou pagar por consertos quando o carro estragar.

Invariavelmente, fazer o conserto das partes mecânicas é muito mais caro do que pagar periodicamente pela revisão, pois os problemas encontrados serão mais graves, exigindo um custo muito maior – tanto em mão de obra, quanto em peças.

Além disso, um dono que só conserta o carro após perceber um problema, corre o risco de permitir que outros problemas surjam a partir daquele desgaste que ocorre entre o tempo que o mau funcionamento começou, e o momento em que este mau funcionamento foi percebido.

Conclusão
A revisão veicular garante sua segurança e a de todos que transitam com você em seu veículo. Ela também previne problemas graves que se desenvolvem com o tempo, prologando a vida útil de peças, assessórios e outros periféricos do veículo, no final, quem ganha é você! A Kanesaki é um centro automotivo especializado na prestação de serviços diversos para ajuda você a cuidar bem do seu veículo.

Agende já sua revisão com a Kanesaki, é rápido e prático! Você escolhe o melhor dia e horário e do resto, nós cuidamos!


CLIQUE AQUI PARA FAZER SEU AGENDAMENTO
Kanesaki Centro Automotivo
A Kanesaki é um centro automotivo localizado na cidade de Indaiatuba e que atua no setor a mais de 35 anos, oferecendo serviços de extrema qualidade e confiança a seus parceiros e clientes.

Gostou deste post? Deixe seu comentário